quinta-feira, 23 de julho de 2009

Um estilo: Hood Ride





Hoje, vamos falar de uma forma de deixar o carro, que é mais que tunar, que mexer, que reformar, é entrar num clube movido por paixão, entrar num clube em que ser hood ride é estilo de vida.

Abaixo uma bélissima descrição do que é ser hood ride, tirada do pirituba fusca clube:

HoodRide
Escrito por Robson Luiz Braga
HoodRide é um carro antigo que foi rebaixado e tem sua pintura original desbotada ou removida. No melhor dos casos, o carro ainda deve ter ferrugem. Latarias trocadas, amassados e partes faltantes melhoram o “look” porque trazem mais personalidade e originalidade. Dirigir um HoodRide é fazer uso de um carro que ninguém gostaria de ter, porque é feio ou totalmente sem manutenção (aparente) e mesmo assim adorar ele. É curtir o seu carro porque você fez ele exatamente da maneira que gostaria e não como os outros gostariam que ele fosse. Um HoodRide é em 90% dos casos um modelo Volkswagen antigo (não necessariamente Fusca).

Nada mais é que um novo estilo de Volkswagen com motores boxer (refrigerados a AR), onde se diferencia pela má conservação da pintura trazendo sempre muitos queimados do sol, ferrugem ate mesmo alguns podres, todos os desgastes pela ação do tempo.
A idéia e manter o carro com o aspecto de que nunca passou por uma reforma ou restauração.

E caracterizando com acessórios da época, ou então personalizando o seu carro você mesmo, usando sua criatividade, bom gosto e bom senso claro. Nada mais prazeroso do que você mesmo trabalhando em algo no seu carro sendo na parte de tapeçaria, na parte mecânica ou então contribuindo para a pintura aparentar mais desgastada, nada que uma lixa ou um removedor de tinta não resolva.

Mesmo em alguns casos parecendo que os carros foram abandonados, toda a parte funcional de veiculo se encontra em perfeito estado, parte de freio, sistema elétrico do veiculo e motor, mas o destaque maior fica por conta da suspensão, onde são feitos os maiores trabalhos e investimentos, fazendo com que o carro ande o mais próximo do chão possível, em alguns casos chegando a tocar no chão, ou melhor, arrastar.

Somos simplesmente os bobos apaixonados pelos nossos Fuscas, pelo simples prazer de dirigir perto do chão, despertando a atenção e curiosidade de todos, através desse estilo tão inusitado e diferente.

Se você curte ter o seu velhinho do jeito que ele é, então você é HoodRide.

15 comentários:

  1. Bacana pessoal, gostei da biografia e estou adorando o estilo HoodRide, já que tenho uma fuca 72 e gastei tudo que tinha para deixala em perfeitas condiçoes mecanicas, mas como moro em Terra Preta mairiporã - SP não tenho garagem coberta aí o meu velhinho se desgastou no sereno e ta toda queimada a pintura mas pra andar é canhão, fiquei fascinado qdo vi em eventos de fusca os HoodRides então vou unir o útil ao agradável já que fiquei sem grana pra pintar. Um grande abraço a toda Família volkswagen e principalmente aos Rides
    Alan e-mail estygma@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. IAI GALERA DOS 'HOOD' TAMBEM TENO UM E GOSTO MUITO DO MEU SOU DE SÃO PAULO E TEMOS A 'GARAGEM HOT 53' GOSTAMOS MUITO DE CARROS VW TE TEMOS ALGUNS DIFERENTES MAIS OS HOOD TEM NOS TRASFORMADO UM ABRAÇOS PRA TDS E COMO EU TENO NO MEU CARRO UM ADESIVO QUE DIZ ASSIM 'FERRUGEM NÃO É CRIME' FIQUEM COM DEUS...............

    ResponderExcluir
  3. é isso aí tbem tenho um hood e curto pra caramba já levei ele em algums encontros e o pessoal gostou muito inclusive o primeiro que levei ele foi no bergamine e no 1º encontro da garagem 53 pessoal, gente boa. abc

    ResponderExcluir
  4. Olá Murilo, esse texto está muito,muito bacana; gostaria de coloca lo em meu blog... estou transformando um fusca 76(mesmo ano em que nasci) em um Hoodride; visite meu blog e veja o resultado; as fotos são do inicio... muita coisa já mudou nele ate agora. no mais um grande abraço. Wilson Magalhães.

    ResponderExcluir
  5. Amigos acompanho direto por aqui as carangas show de bola porém infelizmente vou ter desistir do meu projeto Hood Ride em meu fusca 1968 branco caso alguém tenha interesse em comprar o menino me mande um e-mail ( dg_cazarim@hotmail.com ) aguardo retorno e até outro em breve projeto Abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá, tenho uma kombi hoodride, fiz este texto tempos atras sobre o assunto que diga-se de passagem ainda é bem pouco disseminado em nosso país, se gostarem, postem aí no site, eu autorizo, hehehe

    Hoodride e um estilo visual de carros da marca Volkswagen, sendo assim uma das vertentes do antigomobilismo, visto que, geralmente esta mais presente nos modelos fusca e kombi até 1975, isto porque a partir deste ano, os novos pára-choques já não tinham mais aquelas “goleirinhas”, perdendo assim muito do charme do visual antigo.

    O movimento nasceu nos Estados Unidos, e é uma ramificação dos Rat Rod´s que começou com jovens nos anos 20,30 que gostavam de personalizar os carros mas não tinham dinheiro para isso e apenas rebaixavam seus carros e instalavam grandes motores v8, não se importavam com a pintura e outros detalhes, assim são os hoodride mas com um estilo diferente.

    Um Fusca ou Kombi Hoodride é caracterizado por ser rebaixado e ter visual bem surrado, que vai de muito ruim até uma “lata velha ambulante” com muita ferrugem e pintura desgastada pelo tempo, isto, quando o dono não removeu parte da mesma e jogou oxidante para corroer a chapa, tudo a fim de parecer ainda mais surrado, contudo, obrigatoriamente e necessariamente precisa ter bastante originalidade, principalmente em seus elementos externos, não obstante que é indispensável uma estrutura funcional excelente (mecânica e elétrica) para ser um exemplar legítimo do estilo.

    HoodRide É mais que um estilo de carro, é um estilo de vida, uma filosofia pessoal despojada e que dispensa a opinião dos outros, focando-se mais no gosto “marginal” do dono do veículo, um verdadeiro grito social contra o consumismo de novos modelos e seus padrões ditados pelo marketing, o movimento não valoriza carros “pão doce” (que brilham exageradamente) 0 KM ou antigos restaurados minuciosamente, muito menos os “super tunning” com suas parafernálias de acessórios esportivos, no máximo, considera-se apenas a instalação de um jogo de rodas grandes e esportivas, mas no gosto da maioria, prevalece mesmo é o estilo dos pneus de época com faixas brancas e calotas na jante.

    Indo na contramão do figurino onde o proprietário de um carro “socialmente correto” ao receber um elogio ao seu “possante” novo ou restaurado, sente o maior orgulho, os donos de Hoodride chegam a sentir também um grande orgulho quando alguém torce o nariz ao ver o seu surrado automóvel, mais ainda, vão ao delírio no trânsito com os olhares curiosos e impressionados de como aquele maltratado Volks ainda anda, um prazer “anárquico” que sugere repensar os padrões de consumo estabelecidos para as massas.

    Por fim, Hoodride traduz sobretudo: Personalidade forte, nostalgia, aversão aos padrões vigentes, e é talvez, uma das maiores ilustrações do que é “FAZER A DIFERENÇA”.

    ResponderExcluir
  7. tenho um fusca hoodride...adoro ele..e não presiso lavar nunca e nem ficar passando cera..e so andar!!

    ResponderExcluir
  8. tambem estou fazendo um curto muito agora a mecanica vai ficar violenta legal teu blog um abraço

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde. Alguém sabe me dizer se o tanque alto tem a mesma largura e comprimento do tanque baixo? Esta medidas se baseiam no tanque dentro do espaço onde fica alojado.

    ResponderExcluir